CONCILIAÇÃO MEDICAMENTOSA

Autores

  • Rodrigo Matias Parente
  • Priscila de Figueiredo Barros
  • Wagner Pontes Rodrigues
  • Alexsandra Nunes Pinheiro

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades do projeto “Conciliação Medicamentosa”, que tem como foco principal obter o histórico da farmacoterapia pregressa do paciente. É um processo que compreende a elaboração de uma lista completa e exata dos medicamentos de uso comum do paciente e posterior comparação com a prescrição na admissão hospitalar, por exemplo, quando discrepâncias são encontradas, ou seja, divergências entre o que o paciente usa em casa e o que foi prescrito no hospital, elas podem configurar erros de medicação, como medicamento que o paciente fazia uso em domicílio, mas não foi colocado na prescrição da admissão. Dessa forma, as atividades foram iniciadas a partir da avaliação de formulários de conciliação e, por conseguinte, passadas para um banco de dados contendo informações de cada paciente, como prontuário, data de admissão, data de conciliação, medicamentos prescritos, medicamentos não prescritos, chá e vitamina. Assim, esses dados, além de organizar eficientemente o histórico de medicação do paciente, contribuem para ressaltar a importância do farmacêutico no cuidado ao paciente. Atualmente, tem-se, em média, 940 conciliações medicamentosas de 2019 passadas para o banco de dados e seus respectivos indicadores mensais. Simultaneamente, foi realizado o primeiro evento de pacientes com Leucemia Mieloide Crônica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em parceria com a equipe médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), bem como farmacêuticos clínicos. Nele foram ministradas diversas palestras no tocante ao autocuidado do paciente e às informações gerais relacionados à patologia e ao tratamento. Ademais, foram realizadas dinâmicas lúdicas para melhorar a adesão ao tratamento da LMC, onde foi possível vivenciar todos esses momentos, além do contato com o paciente e a equipe assistencial.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica