CONSTELACAO DE GÊNEROS NO ENSINO DA ESCRITA CADÊMICA
Resumo
Neste trabalho, o nosso objetivo foi o de analisar o ensino da escrita acadêmica por meio da constelação de gêneros que organiza as práticas curriculares da disciplina de leitura e producao de textos academicos (LPTA), oferecida no curso de letras da Universidade Federal do Ceara. A metodologia adotada e de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-acao, na medida que o semestre tem sua dinamica caracterizada por aulas presenciais sobre os generos resumos, resenha e prejeto de pesquisa, alem da participacao dos estudantes dessa disciplina em oficina promovidas pelo laboratorio de letramentos e escrita academca (LEA) coordenado pelo professor, co-autor deste trabalho. Alem da producao dos generos escritos pelos alunos, eles tambem participaram deste trabalho, respondendo a um questionario por meio do qual pudemos observar a impressoes que eles tiveram da experiencia de aprender escrita academica em tres generos distintos . os dados apontam para uma ampliacao dos letramentos academicos desses alunos, ja que eles reconhecem a heterogeneidade da escrita em funcao dos propositos comunicativos dos diferentes generos que se constelam em LPTA. A pesquisa no qual os alunos sao analisados serve como embasamento para que os bolsistas de inciacao academica possam desenvolver artigos para o aperfeicoamento da escrita academica e como fontes de pesquisas futuras, tendo os alunos e bolsistas acesso a materiais no drive para pesquisa e consulta para a producao da escrita academica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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