DEONTICIDADE NA PEÇA TEATRAL

Autores

  • Augusto Lima Mendes
  • Antonio Lucas de Sousa Montenegro
  • Gustavo da Silva Freire
  • Maria Fabiola Vasconcelos Lopes

Resumo

A peça de teatro, muitas vezes, deixa de ser usada como um recurso que favorece a aprendizagem simplesmente porque são muitos os professores que não sabem como explorá-la. O estudo por ora apresentado tenta minimizar tal lacuna. Nessa tentativa, a investigação voltou-se para a modalidade deôntica a partir do exame dos valores, da manifestação, da inclusão e dos graus de persuasão relacionados à deonticidade que permeiam o gênero peça de teatro. A pesquisa focalizou nas feições pragmático-discursivas dentro do gênero, volvendo-se em particular, para os modalizadores deônticos e para as implicações de sentido que estes, causam dentro do texto. Além de identificar, quantificar e analisar as ocorrências de modalidade deôntica na peça traduzida era nosso objetivo tentar compreender o caráter multifacetado que envolve a modalidade em especial, os modais. A base teórica que norteou esse trabalho encontra apoio em Almeida (1998), Neves (2006), Lopes (2009, 2012) e Marcuschi (2005). A metodologia adotada consistiu em leituras de base teórica, investigação da literatura, seleção da peça teatral À Margem da Vida de Tennessee Williams por Léo Gilson Ribeiro (1964), análise de excertos, classificação e quantificação dos valores, manifestações, inclusão ou não do enunciador e graus de persuasão. Os resultados revelaram que os valores mais recorrentes foram: ordem com 76,43%, obrigação com 19,11% e volição 17,83%.Com base em tais resultados, a pesquisa revelou a maior incidência do valor de ordem e do grau de persuasão forte (66,93%), refletindo não só o ambiente de tensão em que se encontram os personagens da peça, como também a hierarquização da posição destes na obra. Concluiu-se que o estudo é importante uma vez que o entendimento acerca dos modalizadores deônticos difundidos no discurso dos personagens podem fornecer um melhor direcionamento aos licenciados e aos futuros profissionais de ensino no tratamento de questões ligadas ao gênero, em particular a peça teatral.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica