DESIGN DE INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO

Autores

  • Fabricio Wendel Soares de Abreu
  • Paulo Jorge Alcobia Simoes

Resumo

Durante o decorrer do ano de 2019 os três discentes inscritos na Bolsa de Iniciação Acadêmica, da mesma área de graduação engenharia elétrica no projeto era Design de Informação colaborativa da Inovação, o que permitiu trabalhar colaborativamente o que implicou se reunirem sistematicamente nos mesmos horários, pelo menos, 3 (três) vezes por semana com o intuito de, no início, aprender a utilizar softwares colaborativamente, tais como: Software Iramuteq, Software Mendeley e Software Y_ED. Cada discente ficou responsável de aprender as principais funções de pelo menos um dos programas. Depois, cada um dos estudantes teve apresentar e esclarecer o programa por ele estudado. Em seguida, foi repassado pelo Orientador, Paulo Jorge Alcobia Simões, a tarefa de aprender como funciona um sistema de Banco de Dados. Com isso, os integrantes da bolsa também tiveram que aprender o funcionamento de dois programas que possibilitam criar um banco de dados: MySQL e Access 2016. A partir disso, cada discente teve a responsabilidade de criar um sistema de banco de dados com o intuito de facilitar a vida acadêmica dos estudantes de Engenharia Elétrica. No meu caso, eu escolhi criar um Banco de Dados que armazenasse Avaliações e Trabalhos de anos anteriores para que os discentes possam ter acesso eles e, com isso, se prepararem de maneira mais efetiva para as novas avaliações, de modo que os novos discentes tenham uma alta probabilidade de que seu Índice de Rendimento Acadêmico – IRA esteja em um nível moderado, visto que, nos primeiros meses de adaptação são sempre os mais difíceis para os ingressantes, devido à mudança de metodologia de ensino dos professores, questões psicológicas, questões financeiras, etc. É evidente que outras medidas podem ser tomadas, mas como disse Óscar Wilde, o primeiro passo é o mais importante para a evolução do homem e da nação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica