DETALHAMENTO DE ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE SOLOS: CUIDADOS E EXPERIÊNCIAS EM LABORATÓRIO.
Resumo
A textura do solo, proporção de areia, silte e argila é um fator indispensável para irrigação, uma vez que ela exerce influência direta na taxa de infiltração e retenção de água no solo, aeração e favorece a força de coesão das partículas. Com isso o trabalho objetiva expor a experiência vivenciada, na Bolsa de Iniciação Acadêmica -BIA, na obtenção da textura do solo, por meio de análise granulométrica em laboratório. Foram analisadas amostras de solos dos municípios de Limoeiro do Norte e Morada Nova. Para a preparação da Terra Fina Seca ao Ar-TFSA, as amostras foram secas, destorroadas e passadas em peneira de malha de 2 mm. Com isso, foram quantificados também, calhaus e cascalhos por pesagem. Para a obtenção da granulometria, 20 g de TFSA foram dispersos utilizando Hidróxido de Sódio-NaOH e água destilada, ficando em repouso por 14 horas. Foi realizada a dispersão mecânica utilizando agitador elétrico. A separação da areia foi realizada mediante a lavagem da amostra com água destilada, passando por peneira de malha 0,053 mm, na qual a areia é retida e as frações menores depositadas em uma proveta de 1 L, localiza sob a peneira. Após o processo a areia é seca em estufa e quantificada. A solução da proveta foi completada à marca de 1 L e agitada por 20 segundos, para homogeneização. Em seguida, foi medida a temperatura, para obtenção do tempo sedimentação do silte, então foram coletados 25 ml da suspensão de argila e seca em estufa a 105 °C para quantificação. Tendo as quantidades de areia e argila, silte foi calculado por diferença. É importante conferir as amostras e relatar todas as informações de modo a reduzir os erros no processo. Dado o exposto, ratifica-se a importância da experiência no laboratório de física do solo, visto que a vivência na BIA teve um reflexo positivo na disciplina de Gênese e Morfologia do Solo, somada a experiência que prepara os estudantes à atuação profissional, agradecendo desse modo a oportunidade no programa de BIA.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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