DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Mateus Ribeiro de Moraes
  • Phamella Kerolayne da Silva Alves
  • Yanca Nicolle de Barros Fernandes
  • Maria Jose Barbosa

Resumo

A questão da alfabetização das crianças, jovens e adultos ainda é um desafio para os educadores. Dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016 indicam que 25% dos estudantes do município de Fortaleza, no final do ciclo de alfabetização, ainda não estão alfabetizados. Neste contexto, a Faculdade de Educação busca meios de contribuir para diminuir esses efeitos, uma das proposições é enriquecer a prática dos professores do ciclo de alfabetização. Com esse objetivo, o projeto de extensão intitulado “Diálogos reflexivos sobre a prática pedagógica dos professores do ciclo de alfabetização”, desenvolve um curso de extensão de 80 h/a para alfabetizadores e estudantes de pedagogia, com encontros quinzenais, onde teoria e prática são confrontadas a partir de autores importantes na área de alfabetização e letramento, como Magda Soares e Emília Ferreiro. As reflexões colaboram para reelaboração das práticas pedagógicas desenvolvidas no ciclo de alfabetização. Nesse aspecto, o presente trabalho objetiva discutir as reflexões expostas pelas professoras da rede pública e licenciadas de pedagogia, por meio de discussões durante os encontros, indicando as repercussões do curso em suas práticas. Os bolsistas da PRAE colaboram neste curso desenvolvendo os trabalhos: observação do processo de reflexão desenvolvida pelas professoras durante os encontros; registro de falas que serão usadas para uma futura pesquisa; análise documental das produções dos cursistas e colaboração com as dinâmicas do curso. Com essas atividades, este curso proporciona aos bolsistas aprendizagens variadas e importantes sobre a alfabetização, e práticas pedagógicas, por lidarem diretamente com as educadoras do ciclo de alfabetização. Assim, conseguem desfrutar não somente das experiências, mas também da formação básica que é realizada no decorrer do curso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica