DIFICULDADES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS NA PRODUÇÃO ESCRITA DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Autores

  • Natanael Ribeiro da Silva
  • Biatriz Furtado Ferreira
  • Maria Clara Olano Bandeira
  • Jimmy Robson Rodrigues da Costa

Resumo

Este projeto investiga as possíveis dificuldades na produção escrita da língua espanhola dos alunos de nível A1 e A2, conforme o Quadro Comum Europeu de Referências para as Línguas, (semestres 2 e 3 da Casa de Cultura Hispânica – CCH), a fim de avaliar a competência escrita dos estudantes e o alcance do resultado das metodologias utilizadas pelos professores com o objetivo de assegurar maior qualidade ao ensino e aperfeiçoamento da escrita na língua estrangeira. O desenvolvimento do projeto ocorreu em quatro etapas: 1) Aplicação de um teste aos discentes de nível A1 e A2 nos semestres 2 e 3, respectivamente, seguindo o modelo de aplicação do Diploma de Espanhol Língua Estrangeira (DELE) - No nível A1, o teste consistia em preencher um formulário com seus dados e informações pessoais além de escrever um pequeno texto de, no máximo, trinta palavras. Por outro lado, os estudantes de nível A2 tiveram que escrever dois textos de, no máximo, oitenta palavras cada. 2) Análise da produção escrita dos estudantes utilizando critérios gramaticais, ortográficos, textuais, etc; 3) Apresentação dos resultados aos professores da CCH e aos alunos de mesmo nível no semestre seguinte com os erros mais recorrentes; 4) Proposição de atividades para que os desvios apresentados sejam corrigidos. Em suma, acredita-se que o projeto obteve êxito, pois proporcionou a alunos e professores da CCH um momento de reflexão sobre a prática da escrita na língua estrangeira e suas dificuldades, além disso, propôs melhorias quanto à correção gramatical e ortográfica. Posteriormente, este projeto poderá contribuir para novas práticas de ensino/aprendizagem da competência escrita da língua espanhola.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica