DIFUSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DA INDEXAÇÃO DE PERIÓDICOS

Autores

  • BÁrbara Sheyla Pereira Lima Moreira
  • Thiago dos Reis Sales
  • Fabio de Oliveira Matos

Resumo

A ciência no Brasil teve maior avanço apenas no século XIX e atualmente está diretamente ligada com as universidades, principalmente as públicas. Essa carga de conhecimento necessita de espaço e divulgação, sendo esta sua principal finalidade, que os resultados de pesquisas sejam disseminados para o maior número de pessoas. As revistas científicas têm um papel crucial nisso, e com apoio de plataformas, por meio da indexação em banco de dados bibliográficos, esse acesso torna-se mais prático para a comunidade acadêmica. Nesse contexto, o presente artigo tem como principais objetivos tratar sobre a importância das bases de dados bibliográficas na difusão de pesquisas, apresentando como o processo de indexação contribui para essa disseminação da ciência na atualidade, tendo como objeto de análise a Revista Geosaberes, do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. As ações do projeto consistiram na atuação empreendida pelos bolsistas de iniciação acadêmica por meio de indexação na plataforma Redalyc, com o auxílio do editor online Marcalyc. Os artigos da Geosaberes eram insertados e marcados, ficando disponíveis para serem externados pela Redalyc, tendo alcance em toda a América Latina, Caribe e parte da Europa. Através das atividades obtiveram-se resultados significativos para a Revista Geosaberes, como por exemplo, o aumento de sua nota de avaliação Qualis Referência da Plataforma Sucupira, o crescimento ao acesso da revista fora do Brasil assim como consequente o aumento da procura de autores internacionais que submeteram seus artigos científicos para avaliação que antes era praticamente inexistente. Portanto, o trabalho realizado pelos bolsistas de indexação de artigos científicos submetidos à Revista Geosaberes na plataforma Redalyc se mostra importante para dar continuidade a divulgação científica possibilitando maior alcance na troca de informações entre estudantes, leitores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica