DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Autores

  • Stephanie PatrÍcia da Costa Evaristo
  • Elian de Melo Braga
  • Halisson da Silva Andrade
  • Maria Josineide Silva Gois

Resumo

Os Bolsistas de Iniciação Acadêmica alocados na Biblioteca das Casas de Cultura Estrangeira (BCCE) desenvolvem múltiplas atividades relativas ao Repositório Institucional, tendo como objetivo à alimentação do RI da Universidade Federal do Ceará. O RI é um sistema de gestão da informação que preserva, dissemina e consolida a governança institucional da produção técnico-científica da Universidade que garante um ambiente digital seguro e confiável que disponibiliza artigos científicos, capítulos de livros, livros, entre outros documentos, para o acesso dos usuários em menor tempo de busca de forma a propiciar um maior desenvolvimento intelectual. Na BCCE, trabalha-se com a digitalização do material bibliográfico, a conferência dos nomes dos pesquisadores, dos alunos de graduação, de pós-graduação, dos professores, e dos servidores técnico administrativo na plataforma C. Lates e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para verificar o vínculo com a Universidade e dá consistência na informação inserida no RI. Também trabalha-se para que os termos de recuperação da pesquisa (busca) tenha o máximo de qualidade, nesse sentido, faz-se a conferência nos vocabulários controlados, ademais aprende-se a fazer as referências dos documentos para então preencher os formulários do RI a fim de publicá-los. As tarefas realizadas pelos bolsistas impactam nos resultados da qualidade do serviço disponibilizado pelo Sistema Biblioteca para a comunidade, hoje, a área atendida pela BCCE reúne 54% do total de depósitos online. Embora os Bolsistas sejam de diferentes áreas, as atividades desenvolvidas proporcionam um maior aprendizado e conhecimentos que podem ser levados para os cursos dos bolsistas, como as normas da ABNT que podem ser utilizados para trabalhos acadêmicos, além disso, as tarefas executadas oferecem uma maior relação com o ambiente acadêmico, proporcionando mais inclusão para os Bolsistas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica