EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ANTONIETA SIQUEIRA
Resumo
Não se desconhece a importância da Educação para a humanidade. Embora existam diversas perspectivas de implementação educacional, é possível concordar com Immanuel Kant na afirmação de que o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Ademais, é possível apontar o reconhecimento da importância dos Direitos Humanos para as civilizações, uma vez que ações resultantes do entendimento desses direitos vêm tomando corpo em diversas áreas da realidade social, mesmo que lentamente. Contudo, mesmo com a compreensão da importância da educação e dos direitos humanos para o progresso social, a instauração de uma educação voltada para os direitos humanos no Brasil é deficiente. Embora haja respaldo jurídico em lei, pesquisas revelam que a Educação em Direitos Humanos ainda não faz parte da prática dos currículos da maioria das escolas brasileiras, e muitos cidadãos desconhecem os direitos que possuem, o que os impede de exigi-los. Com base nessa deficiência educacional, e pensando na potencialização da construção coletiva do saber, o presente trabalho apresenta como objetivo geral: analisar as ações realizadas por um grupo de estudos em Direitos Humanos (GEDIH) em uma escola da comunidade do PICI, a saber, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Antonieta Siqueira. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, do tipo participante, uma vez que as atividades realizadas contaram com a participação dos pesquisadores e membros da escola na análise de algumas violações de direito. Concluiu-se com o trabalho que a Educação em Direitos Humanos é fundamental para o esclarecimento de direitos e deveres sociais, o respeito às diferenças e a formação cidadã de jovens estudantes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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