EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS REALIZADA COM ACOMPANHANTES DE PACIENTES

Autores

  • Soraya Alves Marreiro
  • Caio Victor Fernandes de Oliveira
  • Maria Izamor Alves da Costa
  • Joselany Afio Caetano

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação em saúde desponta como principal estratégia de promoção do bem-estar do paciente, sendo necessária a inclusão dos acompanhantes, pois eles participam ativamente na melhora dos enfermos em nível hospitalar e/ou domiciliar. OBJETIVO: Relatar a elaboração de uma proposta de educação em saúde sobre complicações pós-cirúrgicas. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre educação em saúde promovida em novembro de 2019. O público-alvo da ação foram acompanhantes de pacientes internados em uma clínica cirúrgica de hospital de ensino, referência da cidade de Fortaleza – CE. RESULTADOS: Tendo como tema as principais complicações no período pós-cirúrgico, a ação deu-se primeiramente através da exposição oral, que abordava os seguintes assuntos: principais complicações, sinais e sintomas, com destaque para atelectasia, broncopneumonia, tromboflebite, infecção, deiscência de sutura e evisceração. Em seguida usamos a dinâmica do repolho para investigar o conhecimento do grupo. Percebemos o interesse do público-alvo. CONCLUSÃO: A ação surge como aliada na diminuição de agravos pós-cirúrgicos ao passo que mobiliza os acompanhantes de forma interativa e os coloca como colaboradores na promoção da saúde. É importante a participação dos estudantes de enfermagem nas ações de educação em saúde no ambiente hospitalar, pois além de estimular prática de promoção da saúde, colaborar na redução de complicações pós-operatórias, com incentivo à deambulação precoce, realização de exercícios respiratórios e cuidados com a ferida.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica