EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA CASA DE JOSÉ DE ALENCAR

Autores

  • Bruna Jessica Oliveira Bucar
  • Clara Nunes Andrade
  • Rômulo Wellington Ribeiro Mendes
  • Frederico de Andrade Pontes

Resumo

A partir de uma observação prévia da movimentação rotativa semanal, na Casa de José de Alencar, pode-se observar uma demanda acentuada de visitantes que buscam absorver conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas. Tal procura é, sem dúvida alguma, muito importante, mas pensa-se que dado equipamento cultural possui uma pluralidade muito grande em seus espaços, pluralidade essa que proporciona um leque de possíveis abordagens em diferentes vieses. Partindo desse pressuposto, decidiu-se explorar os ambientes que pudessem propiciar uma mediação voltada para as áreas de Ciências da Natureza. Com esse foco, chegou-se à conclusão que seria muito interessante trazer um olhar diferenciado a respeito das ruínas do primeiro engenho movido a vapor do estado do Ceará. O objetivo desse projeto é fazer com que haja uma maior apropriação, por parte da comunidade, do rico patrimônio cultural pertencente a Casa José de Alencar. Além disso, objetivou-se promover uma visita guiada pelas mediações da Casa, com base nos ideais expostos anteriormente, despertando assim o interesse de mais pessoas do meio das ciências exatas, o que consequentemente, trará um novo olhar para esse espaço. Diversificando, dessa forma, o público e aumentando o fluxo de visitas. Mesmo com o projeto ainda em andamento, nota-se, desde já, uma ampliação no olhar das pessoas que passam pela casa, pois por meio da mediação são trazidos apontamentos interessantíssimos com o foco em áreas que antes não eram pautadas. Esses resultados parciais, e muitos outros que ainda surgirão, só foram possíveis devido ao apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE da UFC.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica