ELIMINAÇÃO DE SAIS EM SOLOS DE MANGUEZAL-APICUM

Autores

  • Jennifer de Sousa Meneses
  • Francisco Jardelson Ferreira
  • Ricardo Espindola Romero

Resumo

O manguezal é ambiente que se desenvolve em áreas de desembocaduras de rios e às margens de reentrâncias costeiras, que apresentam características de alagado, resultante da mistura de águas continentais e marinhas pela ação das correntes geradas por propagação das marés. O ecossistema manguezal tem influência das marés e dos rios, responsáveis por estabelecer o tempo de cobertura e a qualidade da água, além de fazer a troca regular de matéria orgânica. A vegetação de mangues necessita de água doce, apesar de se desenvolver em ambientes com salinidade elevada. O ecossistema apicum é formado por áreas consideradas hipersalinas e desprovidas de vegetação arbórea ou arbustiva, que ocorrem na transição da região entre marés e terra firme. Estes ecossistemas, podem ser considerados como zonas de retração de bosques de mangue, no caso de elevação do nível do mar, e são reservatórios de nutrientes que merecem atenção com respeito ao manejo da zona costeira. Qual a necessidade de retirar os sais das amostras? A retirada de sais com álcool é essencial para que possa ser feita a análise granulométrica, ou seja, esse procedimento evita que agentes cimentantes, no caso de solos de mangue, os sais, influenciem nas partículas primárias do solo e na floculação, comprometendo assim toda a análise. A metodologia adotada para a retirada de sais consiste na utilização de álcool 70% e filtro de papel, e consequentemente lavagem das amostras de solos de manguezal-apicum. Depois do processo de lavagem das amostras de solo com álcool deve-se proceder um teste com a utilização de nitrato de prata, caso não haja mais reação com cloreto, as amostras encontram-se com níveis de sais adequados. Sabendo disso, o emprego dessa metodologia se faz necessário durante as análises para que não haja comprometimento nos resultados das análises físicas feitas posteriormente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica