ENSINO DE ÁCIDOS E BASES COM USO DA METODOLOGIA ATIVA POGIL EM TURMAS DE REPETENTES DE CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Ana Laricia Faustino de Sa
  • Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro

Resumo

O tema “Ácidos e Bases” possui fundamental importância nos conceitos de química e biologia, fazendo parte de medicamentos, alimentos, cosméticos, engenharia, dentre outros. Pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas, no âmbito de ensino de Química, demonstram a preocupação com o processo de aprendizagem dos alunos, principalmente sobre as concepções e a compreensão do conteúdo. Destaca-se como a principal causa dos empecilhos da aprendizagem a forma tradicional de ensinar química, no qual o professor é o detentor de todo o conhecimento e o aluno é passivo na aprendizagem. Diante disto, este trabalho propõe o uso de uma metodologia ativa POGIL - Process Oriented Guided Inquiry Learning (Processo de Aprendizagem orientado por investigação guiada). A metodologia é construtivista, que objetiva facilitar a compreensão e a aprendizagem, bem como desenvolver a capacidade dos alunos de pensar de forma autônoma e crítica, além de possibilitar uma aprendizagem atrativa, colaborativa e participativa dos alunos em sala de aula. O público alvo foram os alunos repetentes da disciplina de Química Geral para Engenharia. Os instrumentos utilizados para a obtenção de dados foram: atividades com níveis de complexidades contínuas sobre o tema “Ácidos e Bases” e um questionário com questões abertas e de múltipla escolha, com o objetivo de diagnosticar as concepções dos alunos sobre a metodologia utilizada. Tendo em vista os resultados das atividades e o questionário proposto para turma, apontou-se que todos os 37 alunos concordaram que a metodologia POGIL promoveu um bom aproveitamento do tema “Ácidos e Bases”, e que, de fato, a metodologia POGIL, oportunizou uma participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem e a aceitação da metodologia. O engajamento e a avaliação positiva por parte dos alunos atestam a aplicabilidade da metodologia POGIL.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica