ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: A EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
Resumo
Objetivamos com esse estudo apresentar a experiência de ensino de conceitos matemáticos a alunos com síndrome de Down matriculados nos anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede privada de ensino. Síndrome de Down é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular. Provoca uma aparência facial distinta, deficiência mental, atrasos no desenvolvimento etc. Nosso foco é a relação entre o professor que ensina matemática e as especificidades desses alunos, visando o conhecimento sobre as práticas, metodologias e estratégias de ensino que são realizadas para ajudar os alunos a melhorarem os seus conhecimentos e o desenvolvimento cognitivo no que tange a aquisição de conhecimentos matemáticos. Como instrumento de pesquisa, nos apoiamos no acompanhamento diário dos alunos que realizamos durante 10 meses. Como metodologia nós fizemos observações em campo, análises dos planejamentos e adaptações curriculares e mediações em sala de aula. Foi possível perceber que, para aquisição dos conceitos matemáticos desses alunos foram oferecidos recursos e condições necessárias. Os resultados apontaram que as práticas desenvolvidas ajudam os alunos a melhorarem os seus conhecimentos matemáticos e a realizar somas e subtrações, reconhecer e associar números a quantidades. Já os educadores também puderam expandir o seu campo teórico aumentando as suas possibilidades de planejamento e execução de uma aula levando em consideração as especificidades desses alunos. Consideramos essas ações relevantes e propomos que possam ser, cada vez mais, inseridas no contexto do ensino de matemática do aluno síndrome de Down.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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