ESCOLA DE INVENTORES: CRIANDO E RECRIANDO TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO

Autores

  • Antonio Felype Ferreira Maciel
  • Abenor Nogueira Neto
  • Allam Alves Feitosa da Silva
  • Carlos Estevao Rolim Fernandes

Resumo

A iniciativa do projeto Escola de Inventores partiu de uma vontade de levar o ensino do pensamento computacional para a sala de aula, tanto para alunos da educação infantil quanto do ensino fundamental e médio. Dessa forma, o projeto teve foco no ensino da programação e robótica educacional, visto que é uma área de grande importância no desenvolvimento de novas tecnologias da sociedade moderna. Assim, com o auxílio de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), diversas escolas e instituições, como a EEMTI Senador Osires Pontes, o Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC) e o CIEDS, puderam aderir ao ensino de linguagens de programação e robótica, tudo isso feito por meio de atividades lúdicas que fomentam o desenvolvimento do raciocínio lógico. O projeto Escola de Inventores tem a finalidade de garantir a democratização do acesso ao pensamento computacional e à robótica educacional tanto em escolas públicas, quanto particulares, visto que, atualmente, os meios mais comuns de acesso ao estudo desses temas se dão no ensino superior, por meio do ingresso em cursos de engenharia ou afins, o que torna mais complicado o amplo acesso. Além disso, muitas escolas, principalmente da rede pública, não possuem os materiais necessários para o ensino de robótica e programação. Dessa forma, o projeto tem a missão de levar esses materiais até os alunos da forma mais acessível possível, para que todos consigam aprender sem que haja nenhum empecilho durante as aulas. Neste projeto, os alunos bolsistas do programa de iniciação acadêmica participaram das oficinas da Escola de Inventores em diversos níveis e serão apresentados a metodologia e os principais resultados alcançados, tanto na educação infantil quanto no ensino médio. As aulas do ensino fundamental ainda estão em curso e por isso ficarão fora do escopo deste trabalho.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica