ESPAÇO DE ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES INGRESSANTES DO CURSO DE FARMÁCIA AO LONGO DO PRIMEIRO ANO DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Emanuela Kelly Silva de Sousa
  • Danilo dos Santos Gonçalves
  • Francisco Luanderson Barbosa Rodrigues
  • Alanna Carla da Costa
  • Francisca Mylena Melgaço Nunes
  • Maria de Fatima Oliveira

Resumo

Introdução: Os estudantes ao ingressarem na universidade se deparam com diferentes desafios e estímulos que devem ser vivenciados e elaborados ao mesmo tempo. Nesse contexto, mesmo com um excelente corpo docente e uma infraestrutura laboratorial favorável, o curso de Farmácia da Universidade Federal apresenta uma evasão considerável no primeiro ano de curso. Objetivo: O estudo objetiva avaliar os fatores que podem levar o aluno a evasão e criar um ambiente de acolhimento para favorecer a integração entre eles. Metodologia: Foi aplicado um questionário para conhecer o perfil dos alunos do primeiro ano do curso de Farmácia da UFC em 2019, que continham perguntas sobre o grau de dificuldades do curso, dificuldade de deslocamento da cidade de origem, se tinha identidade com o curso, se estudou em escola pública ou particular. Resultados: A consulta foi realizada com 42 alunos do primeiro ano do curso de Farmácia, sendo 26 (61,9%) do segundo semestre. A maioria ingressou na UFC através do ENEM (97,6%), estudava em escola particular (54,8%), sua primeira opção era cursar Farmácia (61,9%), 50% procedente de Fortaleza contra 31% no interior. Fatores que favorecem a evasão foi o grau de dificuldade em assimilar o conteúdo da disciplina, obtendo nota abaixo da média (16,7%), 54,8% revelaram rendimento o suficiente para aprovação, porém o grau de complexidade do curso foi considerado difícil. Outro fator que pode influenciar no rendimento acadêmico foi morar longe da faculdade (região metropolitana) e também morar com amigos e parentes. Todos esses fatores fazem com que 16,7% dos alunos pensem constantemente em desistir do curso. O espaço de acolhimento foi muito bem recebido pelos alunos e será um ambiente essencial para compartilharem as dificuldades na busca de ajuda dos colegas. Conclusão: Conclui-se que são muitos os fatores que podem levar a evasão, elencou-se como principal a não identidade com o curso e a grande dificuldade em acompanhar o curso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica