ESPAÇO URBANO E USOS DA CIDADE: ESTUDO SOBRE A MOBILIDADE URBANA DE FORTALEZA.

Autores

  • Wilderlan Matos de Lima
  • Guilherme Ribeiro dos Santos
  • Haroldo José Nascimento Santana
  • Irapuan Peixoto Lima Filho

Resumo

A cidade de Fortaleza é o principal pólo de convergência e dispersão de bens, serviços e pessoas de sua Região Metropolitana. Devido à sua importância econômica e turística, a capital do Ceará foi alvo de grandes investimentos em infraestrutura de mobilidade urbana na presente década por órgãos federais, estaduais e municipais. Considerando este fato, o Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC), busca com a presente pesquisa, traçar um perfil dos usuários do transporte público e particular de Fortaleza para melhor compreender o fenômeno da mobilidade urbana na capital, analisando como os sujeitos realizam seus deslocamentos e usam o espaço público da cidade. Com base em um cálculo amostral, foram aplicados 388 questionários determinados pela estratificação de perfis de acordo com gênero, faixa etária e modal preferencial (em especial, transporte público ou privado), distribuídos em 15 zonas previamente delimitadas com a finalidade de abranger todo o território de Fortaleza a partir de suas especificidades sociais, econômicas e populacionais. Os cruzamentos preliminares dos dados coletados mostram disparidades significativas entre o tempo de deslocamento dos usuários do transporte público e privado, com o primeiro tomando muito mais tempo. Há marcante diferença entre os gêneros, apontando grande receio da população em transitar pela cidade, principalmente no grupo de mulheres, que destacam medo de assédio sexual ou estupro no trajeto cotidiano. Também aparece o medo da violência representada pelo assalto à mão armada. Os resultados exibem ainda a preferência por usos de espaço privado para lazer e consumo (como shoppings centers), embora o uso de praças e seus equipamentos públicos ainda tenha algum destaque. A pesquisa segue em andamento com o cruzamento e análise dos dados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica