ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARFOR/UFC: ALGUMAS REFLEXÕES
Resumo
Este trabalho insere-se em um projeto cujo objetivo consiste em acompanhar e avaliar o desenvolvimento de ações que contribuam para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Nesse contexto, buscou-se identificar a existência ou não de coerência entre os resultados das avaliações escritas e anônimas acerca das disciplinas cursadas feitas pelos estudantes, ao final de cada uma delas, e os depoimentos dos discentes sobre o mesmo tema por ocasião das visitas da coordenação geral às turmas. Os dados apresentados são decorrentes do trabalho realizado em 9 das 21 Coordenadorias Regionais de Educação (CREDES) vinculadas ao curso no ano de 2019. Esse conjunto de informações foi posto em comparação com as seguintes categorias das avaliações escritas: "metodologia empregada pelo professor" e "a contribuição da disciplina no aumento do conhecimento". De modo geral, as duas categorias foram avaliadas de forma positiva. No entanto, com as visitas, os alunos revelaram problemáticas não detectadas nas avaliações, sobretudo, em relação ao desempenho docente durante as disciplinas ministradas, cujas metodologias não foram adequadas e não trouxeram contribuições positivas para a sua formação. Dessa forma, pondo em perspectiva os dois resultados, é possível inferir que os discentes responderam à avaliação de forma "generosa", por receio de que comentários “negativos” e exposição de “problemas” pudessem prejudicar as suas médias finais. Assim, a avaliação das disciplinas pareceu cumprir outra finalidade: funcionar como uma “moeda de troca”. Os alunos foram generosos com os professores para que, com isso, os professores também o fossem. Conclui-se, então, que o modelo de formulário eletrônico de avaliação não está funcionando de forma efetiva, fato evidenciado através da escuta sensível dos estudantes, possibilitando ter conhecimento de pontos frágeis antes não identificados.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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