ESTUDO TEÓRICO-METODOLÓGICO DAS TRADIÇÕES DISCURSIVAS EM CARTAS PESSOAIS E OFICIAIS DOS SÉCULOS XIX E XX.
Resumo
O presente estudo faz parte do Projeto para a História do Português Brasileiro (PHPB), um projeto de alcance nacional, que conta com 14 equipes regionais (Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará-Oeste, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe). Essas equipes estudam e coletam materiais para a Plataforma de CORPORA (https://sites.google.com/site/corporaphpb/), onde os documentos manuscritos e impressos do século XVIII ao século XX, editados pelas equipes do PHPB, são disponibilizados para visualização e download. A professora responsável pelo estudo é a coordenadora do Ceará junto ao PHPB e nessa função é a encarregada de inserir os dados deste estado. A pesquisa vem, nesse sentido, reafirmar a Universidade Federal do Ceará no campo das investigações que se dedicam a descrever o percurso histórico do português do Brasil e a estudar as fórmulas textuais que caracterizam a composição dos textos, designadas por tradições discursivas. O objetivo geral do estudo em questão é, pois, levantar e transcrever cartas pessoais para compor arquivos relativos ao Ceará que integrarão o corpus do PHPB. Essas cartas são doadas por cearenses ou achadas em acervos (bibliotecas, museus etc.). Após a obtenção da carta, geralmente fotografada, é realizada a transcrição seguindo as normas do PHPB, digitalizada no programa Word, para ser analisada logo em seguida. A análise destes documentos, assentada no paradigma das Tradições Discursivas, busca observar e concluir quais foram as mudanças que o português brasileiro sofreu ao longo dos anos, além de descrever, em uma perspectiva diacrônica, a variante brasileira da língua portuguesa sob vários aspectos e assim compreender como foram ocorrendo a autonomia formal dos textos escritos, no caso particular desta pesquisa a carta pessoal e a carta oficial.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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