EVASÃO ESTUDANTIL NA UFC: PRÁTICAS EXITOSAS.

Autores

  • Daniel Mota Ferreira
  • Ana Paula de Sousa Saldanha
  • Francisco Mateus Rodrigues da Costa
  • Danielle Augusto Peres

Resumo

A evasão estudantil é uma problemática presente em várias Instituições de Ensino, tanto públicas como privadas. Na Universidade Federal Ceará (UFC) esse problema é existente e há diversos cursos que apresentam uma elevada taxa de evasão anualmente. Este estudo teve por objetivo levantar os cursos de graduação da UFC de Fortaleza que apresentam altos índices de evasão, e identificar os motivos que estimulam os alunos a evadirem. Por meio de uma pesquisa documental, utilizando o anuário-estatístico da UFC de 2018, foi possível identificar os números de ingressos nos cursos da Instituição de 2009 à 2012 e os números de diplomados de 2014 à 2017. Dessa forma, foi identificado o percentual de evadidos de cada curso. Após análise, foi possível identificar que os cursos com maior percentual de alunos evadidos são: Letras Português Inglês, Física Licenciatura e Música Licenciatura, com índices de evasão de 71,50%, 78,03%, 67,25% respectivamente. Através de um questionário online, enviado para e-mails de alunos com matrícula de status cancelada, identificados como evadidos, constatou-se que dentre os motivos que mais influenciaram a evasão estão: a falha na escolha do curso, necessidade de trabalhar e expectativas profissionais, ademais, foi possível perceber que os alunos se evadiam com mais frequência nos semestres iniciais de seus cursos. Como sugestão para continuidade desta investigação, propõe-se identificar o que atualmente está sendo feito para combater as evasões nos cursos escolhidos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica