EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NO PROJETO SIGNIFICANDO
Resumo
Este trabalho pretende apresentar a experiência de bolsistas no Projeto “SigniFICANDO: grupos de apoio à permanência na Universidade”, expondo as contribuições dos três bolsistas para o desenvolvimento do Projeto e os seus aprendizados. Trata-se de uma ação proporcionada pela Bolsa de Iniciação Acadêmica que possibilita que os bolsistas acompanhem, participem e aprendam com as psicólogas responsáveis pelo Projeto como são planejados os encontros grupais, as rodas de conversas, palestras e outros serviços oferecidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. A entrada na Universidade pode produzir sensações como insegurança, medo e ansiedade, fazendo com que a satisfação com a conquista conviva com dúvidas, conflitos e sofrimentos. Diante disso, o SigniFICANDO propõe-se a oferecer grupos de apoio para estudantes da UFC, constituindo-se como espaço de acolhimento e de cuidado para o discente, fortalecendo sua permanência na Universidade. Na metodologia utilizada, os bolsistas tiveram a oportunidade de opinar sobre os temas a serem abordados nos grupos e de realizar um levantamento de assuntos de interesse com outros estudantes. Contribuíram, ainda, com a escolha de formas dinâmicas para abordar os temas nos grupos. Além disso, aprenderam a construir tabelas, assim como a elaborar atas de reuniões, cartazes para divulgação de atividades, formulários de inscrição e declarações de participação. A equipe do Projeto encontrava-se semanalmente para planejar as atividades, avaliar as realizadas e compartilhar questões referentes ao ambiente da Universidade. No total, 162 estudantes se inscreveram para o SigniFICANDO após a divulgação. Realizaram-se três grupos, dos quais participaram ao todo 56 discentes. Conclui-se que a participação dos bolsistas foi importante, pois proporcionou para o SigniFICANDO uma visão de como são as vivências no meio acadêmico. Além disso, instigou nos bolsistas uma ideia de como reagir às demandas causadas pelas adversidades da vida universitária.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.