EXPERIÊNCIA DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: COLABORANDO COM NOVAS PRÁTICAS

Autores

  • Laryssa Coutinho da Silva
  • Francisco Ari de Andrade

Resumo

Justificativa: O ingresso do estudante no ensino superior possibilita muitas oportunidades de atuação, através de diferentes modalidades de bolsas, dentre elas a de Iniciação à Acadêmica da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que permite ao aluno desenvolver atividades em diferentes setores da universidade. Ao ser inserido no âmbito do serviço público, o graduando adquire experiências mediante o exercício de apoio à gestão administrativa, as quais demonstram que o aprendizado transcende a sala de aula e que agregam importantes aprendizados. O objetivo foi analisar a satisfação da experiência do bolsista de iniciação acadêmica em alguns setores da UFC. Metodologia: Para analisar a satisfação dos bolsistas, foi realizado uma pesquisa anônima mediante a elaboração de um formulário do Google Forms que foi divulgado em grupos de estudantes da UFC nas mídias sociais. Resultados: com os resultados deste trabalho observa-se que a oferta de projetos de bolsas no setor de gestão da UFC constitui uma ótima ferramenta para construção de experiências para os alunos, haja vista que a maior parte dos participantes avaliou sua experiência como excelente e que os conhecimentos adquiridos contribuirão positivamente para sua vida pessoal e profissional. Conclusão: com a introdução dos bolsistas de Iniciação Acadêmica nas atividades de gestão o aluno amplia seus conhecimentos em relação a gestão da Universidade e como ocorrem os processos administrativos. Tais aprendizados contribuem para o crescimento profissional e acadêmico do bolsista por meio da ampliação de seus conhecimentos multidisciplinares.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica