EXPERIÊNCIAS DE OTIMIZAÇÃO NAS ÁREAS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NO DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA E ATENDIMENTO À PACIENTES EM AMBULATÓRIO DIDÁTICO DE NEFROLOGIA NA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC

Autores

  • Alessandra Alves dos Santos
  • Cleiton Ximenes Maciel Duarte
  • Isabelle Diógenes Carneiro
  • Wellyka de Araujo Pinto

Resumo

O projeto Excelência no Atendimento foi desenvolvido no Departamento de Medicina Clínica, na Faculdade de Medicina da UFC, tendo como orientadora, Wellyka de Araújo Pinto, objetivando realizar atividades que contribuem para a otimização do trabalho dos servidores e atendimento ao público que necessita dos serviços do departamento. Foi criada por nós, bolsistas, uma planilha no Excel na qual são inseridas as notas de Avaliações Discentes que geram uma nota para cada professor, que é utilizada para os fins desejados, tais como: progressão na carreira docente, avaliação em estágio probatório e concessão de mudança de regime de trabalho. Entre nossas tarefas, está a alimentação periódica desta planilha, execução de práticas de organização de processos administrativos, atualização dos dados cadastrais dos professores, agendamento de salas de aula para atividades extracurriculares e arquivamento de documentos gerados e recebidos. No campo da inovação, temos auxiliado na estruturação do sítio do departamento, alimentando os dados sempre que necessário. Assim, atingindo a otimização da rotina administrativa e da comunicação do departamento de medicina clínica com os demais setores da universidade, objetivamos atingir um grau de excelência no atendimento. Em forma de extensão desse projeto, em abril de 2019, foi criada uma planilha no Excel, na qual foram inseridos os dados de identificação e as informações referentes à condição clínica dos pacientes atendidos no Ambulatório Didático de Nefrologia, no Hospital Universitário. A fonte principal de informações veio das fichas cadastrais que servem como resumo de atendimento a cada consulta, previamente confeccionadas pela direção daquele ambulatório, tendo como base o próprio prontuário. O objetivo é conhecer a capacidade de atendimento, o nível de complexidade do serviço, o perfil dos pacientes; possibilitando auxílio na tomada de decisão terapêutica, planejamento de intervenção e controle de admissões.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica