FORMAÇÃO INICIAL E O PERFIL DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA
Resumo
Há uma grande preocupação com a educação brasileira, advinda do campo social, cultural, econômico e político. Parte-se do pressuposto de que não se pode falar em qualidade da educação sem vinculá-la à formação docente, dentre elas, a formação em Pedagogia, pois o tipo de formação que esse profissional recebe pode ou não contribuir para o seu desempenho na atuação em sala de aula. Portanto, entende-se que há uma relação muito próxima entre o tipo de formação a que os estudantes se submetem e a sua atuação profissional. Nesse cenário, o objetivo do projeto é analisar quais os impactos da formação inicial dos Cursos de Pedagogia presenciais da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Ceará (UFC), nos primeiros anos de atuação profissional dos egressos dos Cursos supracitados. Para tanto, está sendo realizado um estudo sobre a formação e profissionalização docente e a aplicação de um questionário, junto aos egressos dos cursos, sobre o ciclo profissional, com enfoque no início da carreira, com o intuito de compreender a relação da formação recebida com essa atuação, de modo a produzir conhecimentos que auxiliem na melhoria dos cursos de Pedagogia da FACED/UFC. Cabe ressaltar que objetivamos, também, promover uma relação de diálogo entre esses alunos egressos e os alunos dos Cursos de Pedagogia para que possamos cada vez mais identificar as dificuldades encontradas ao longo da carreira docente e, assim, preparar melhor os alunos e futuros profissionais para a docência. Dentre os autores estudados, podemos destacar as contribuições de HUBERMAN (1992); MARIANO (2006); NÓVOA (1992); PIMENTA (1997), dentre outros. A pesquisa está em andamento, pois estamos aplicando o questionário junto aos egressos, numa amostragem dos anos de 2014 a 2017. Agradecemos a UFC pelo suporte financeiro recebido na bolsa de Iniciação Acadêmica - BIA.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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