FOTOGRAFIA E CONSTRUÇÕES DA AFRODESCENDÊNCIA: REGISTRO E FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Resumo
O trabalho apresenta parte das ações realizadas no Projeto Afrotons: Promoção da cultura e da arte afro-brasileira na Universidade e na cidade, ligado ao Laboratório de Estudos Sobre Marcadores Sociais da Diferença (LAMAS). O objetivo foi promover e difundir a cultura e a arte afro-brasileira em uma perspectiva antropológica de valorização da diferença, da diversidade étnico-racial e dos movimentos populares. Nessa apresentação, o foco incide para ações de formação realizadas com a Oficina intitulada “Fotografia e Construções da Afrodescendência: Registro e Formação nas Relações Étnico-Raciais”, para a comunidade e discentes interessados no tema e no ativismo sobre as afro religiosidades, ministradas pelos bolsistas do projeto, junto a especialistas do tema, dentre eles, Patrícia Matos e Tamara Lopes. Faremos uma relato da experiência de compartilhar técnicas e reflexões sobre a fotografia como instrumento de combate ao racismo religioso e ao preconceito étnico-racial. A proposta é envolver a Universidade em atividades que possam incentivar ações que colaborem para fomentar políticas públicas que reduzam as desigualdades sociais. Desse modo, se cumpre o objetivo de promover a justiça social e estreitar as relações com as comunidades e movimentos sociais. Esta atividade se destaca no projeto pelo espaço aberto na extensão para o protagonismo dos bolsistas em ações de valorização da diferença e de combate aos preconceitos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.