GERANDO VALOR PARA EMPREGADOS: A GERAÇÃO Z PERCEBE O VALOR PROPOSTO?

Autores

  • Isadora Goncalves Pessoa
  • Sonia Regina Amorim Soares de Alcantara

Resumo

As organizações vivem uma fase de transformações sem precedentes. A cada dia são adotadas novas tecnologias, derrubando barreiras e abrindo cada vez mais espaço para mudanças. Em paralelo, há o surgimento de uma geração de colaboradores no mundo do trabalho, a chamada Geração Z ou "nativos digitais". Essa geração vem ditando mudanças e exigindo cada vez mais significados para a sua carreira e o seu trabalho. Nesse contexto, a Gestão de Pessoas busca oferecer um propósito maior do que uma simples remuneração, a chamada Proposta de Valor das Organizações. O estudo a seguir tem como objetivo analisar possíveis interseções entre a percepção das organizações na construção da sua Proposta de Valor para o Empregado e a importância que a Geração Z atribui ao Employee Value Proposition. Dessa forma, a pesquisa realizada para o presente trabalho classifica-se como qualitativa, exploratória e descritiva. A análise e interpretação dos dados foram relacionados com o referencial teórico levantado, visando obter maior qualidade durante o processo. Durante a análise, foi possível identificar a existência de interseções entre a percepção das organizações e da geração z, apesar de ser necessário o maior desenvolvimento da proposta de valor das organizações dentro das suas dimensões. Além disso, ficou evidenciada a discrepância entre o desenvolvimento de determinadas variáveis nas organizações versus o grau de importância dado pela geração Z para as mesmas. Em um contexto futuro, o presente estudo poderá ser utilizado como base para novas pesquisas, assim como um material comparativo para diferentes épocas no que tange a proposta de valor das empresas aplicada a essa geração. Por fim, foram identificadas oportunidades de ampliação do estudo, mesmo com a limitação do material bibliográfico, devido a sua relevância e ao contexto atual que está inserido.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica