GERENCIAMENTO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Thaiana Vitoria de Sousa
  • Eveline Pinheiro Beserra

Resumo

INTRODUÇÃO: O Laboratório de Habilidades em Enfermagem é um espaço destinado para aulas teóricas-práticas das disciplinas do curso de graduação e pós-graduação de Enfermagem. Permitindo um melhor aprendizado na educação de um acadêmico, sendo mais dinâmica e instigando o aluno a ter um aprendizado mais proveitoso em seu curso, sendo supervisionados por um professor ou monitor responsável no momento do laboratório. OBJETIVO: Relatar a elaboração de um instrumento para o gerenciamento do Laboratório de Habilidades de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado em abril a dezembro de 2019, período que a bolsista academica de Zootecnia vinculada ao Programa de Iniciação Acadêmica iniciou as atividades no programa. RESULTADOS: A ferramenta utilizada para o instrumento foi o Excel, um programa que sua maior utilização e a criação de planilhas eletrônicas. As planilhas foram confeccionadas a partir da necessidade de compreender e estimar o consumo de materiais utilizados, e a frequência de utilização do laboratório, seja por aulas, monitorias, simulação e/ou estudos individuais. O instrumento possui como itens para acompanhamento, o mês correspondente, dia, tipo de estudo, atividades realizadas, quantidade de material utilizado individual e total, além de conter de forma descrita os materiais disponíveis e de uso diário do laboratório, como: gazes, luvas de procedimento, cateter intravenosa, seringas, algodão, Sondas de Aspiração, esparadrapo, Soro Fisiológico 0,9%, entre outros. Conclusão: Sendo assim, torna-se evidente que a utilização do laboratório possibilita aos estudantes aprimorar o seu conhecimento e desenvolver habilidades práticas no próprio ambiente acadêmico. Para que isso ocorra de maneira eficaz, é essencial que o acadêmico de enfermagem disponha de um local organizado e abastecido de materiais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica