GRUPO TECENDO REDES COGNITIVAS DE APRENDIZAGEM - G-TERCOA/CNPQ: A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DA BOLSA PARA O PESQUISADOR
Resumo
Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem- GTERCOA/CNPq: a importância das atividades desenvolvidas ao longo da bolsa para o pesquisador Thales Geovane Rodrigues Silva Wendel Melo Andrade Maria José Costa dos Santos Resumo Objetivamos com esse estudo apresentar as contribuições das atividades realizadas no Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - G-TERCOA durante o ano de 2019. Fundamentam esta pesquisa os estudos realizados pelos teóricos D’Ambrosio (2015), Radford (2010), Santos (2006), Borges Neto (2013) e outros, que abordam os temas Insubordinação Criativa, Teoria da Objetivação, Sequência Fedathi entre outras, sendo que tais temáticas foram abordadas no referido Grupo de Estudos. Participam das atividades do grupo, acadêmicos bolsistas e não-bolsistas de diversas áreas do conhecimento, tais como: pedagogia, letras, engenharia, contábeis, biblioteconomia, entre outras, além de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) do Programa de Pós-graduação em educação da FACED. Os encontros de estudos do Grupo ocorreram semanalmente nos dias de terça-feira na Faculdade de Educação da UFC, no Nuper. Além dos momentos de leitura empreendidas nos encontros de estudo, também compõe atividades do Grupo a realização de oficinas e a produção de textos acadêmicos que foram publicados em livros, periódicos e eventos científicos. Nesse sentido, observamos que dentre os estudos realizados no Grupo, destacam-se temáticas voltadas para o ensino da matemática, para o currículo, para a avaliação educacional e para a formação docente, sendo que todas estas temáticas se integram num processo colaborativo para o despertar de um pensamento mais crítico e reflexivo do profissional da educação. Diante do exposto, com base nos resultados obtidos, percebemos que o referido Grupo de Estudos, ao longo do ano de 2019, se apresentou essencial para a formação de seus participantes, contribuindo na constituição de um ser mais reflexivo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.