HISTOLOGIA APROXIMANDO A SOCIEDADE: A ESCOLA E OS TRABALHADORES A PARTIR DA UNIVERSIDADE

Autores

  • Klevisson Manoel Lima Martins
  • Brena Késia Nepomuceno de Freitas
  • Ivna Bezerra da Silva
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

O ensino da histologia no ensino básico busca, por vezes, contornar deficiências para sua compreensão. Ademais, o demasiado conteudismo afasta o conhecimento do dia-a-dia. Logo, aproximar essa área de estudo a um público distante dessa vivência científica, apresenta-se, complexa e necessária, visto que muito da histologia pode ser interpretada a partir de informações já vivenciadas por cada indivíduo. Pensando nisso, entendemos a carência de trabalhos realizados com um público presente no cotidiano dos universitários: os servidores da instituição; não restringindo-nos, porém, a esse grupo, aplicando também a estudantes de ensino básico. O objetivo do projeto é levar os conhecimentos biológicos sobre a organização e funções dos distintos tecidos do corpo com linguagem objetiva, acessível e didática, aproximando o conteúdo científico a situações cotidianas. A metodologia adotada valeu-se de diálogos, da criação de materiais didáticos, confecção de lâminas histológicas pelos participantes, aplicação de dinâmicas e jogos estimuladores da curiosidade. As atividades foram aplicadas em laboratório didático da própria instituição. A priori trabalhou-se com turmas de cursinho popular e, posteriormente, o projeto será aplicado aos trabalhadores de serviços gerais da UFC, por dificuldade de conciliação com seus horários livres de trabalho. Como resultado, percebeu-se nítida dificuldade inicial com o conteúdo. Contudo, à medida que as metodologias didáticas foram aplicadas, a compreensão do conteúdo tornou-se mais intensa, despertando maior interesse. Conclui-se, parcialmente, a eficácia desses métodos que facilitam a autonomia e assimilação dos estudos histológicos por parte dos estudantes de nível médio, indicando que a experiência do dia a dia, de cada indivíduo, é desencadeador do processo de conhecimento do seu próprio corpo, inserindo o conhecimento científico ao da experiência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica