IDENTIDADE VISUAL ALÉM DO COMÉRCIO

Autores

  • LÍvia Costa Barbosa
  • Robson Carlos Loureiro

Resumo

O presente resumo tem como intuito apresentar, parcialmente, resultados do desenvolvimento de uma identidade visual do grupo de pesquisa FICA-T, da UFC, no qual o Prof. Dr. Robson Carlos Loureiro orienta. Durante o desenvolvimento do trabalho, foram apontados, pelo orientador, as dificuldades que o grupo de pesquisa possuía em relação à ausência de ter uma identidade visual própria que divulgasse as atividades do grupo. Levando em consideração as necessidades apontadas pelo orientador e o grupo, o objetivo principal vai além de ter apenas uma marca, ou um símbolo e um logotipo. Buscou-se montar um manual dessa identidade visual, com especificações e significados dos elementos da mesma. O objetivo principal é mostrar a importância de uma identidade visual além de lojas, ter uma marca divulgada e atrair colaboradores, assim como uma logomarca de um comércio atrai seus clientes, tornando acessível para qualquer público alvo que se cativasse com a marca e buscasse colaborar com o grupo de pesquisa. Nessa perspectiva, para a execução do escopo do trabalho, foram aplicados conceitos de marca e de desenvolvimento de identidades visuais partindo de conceitos técnicos do design gráfico. Nessa lógica, foram abordados os principais valores que o grupo de pesquisa tem como princípios. Foram desenvolvidos esboços com as definições citadas, levando em consideração também as preferências do orientador, sem fugir dos parâmetros conceituados pelo design gráfico. A logo possui várias vertentes, com símbolo e logotipo dispostos em diversas posições. A ideia é ter uma logo dinâmica, com vertentes que se encaixam em determinadas condições de uso, sem segregar ou limitar seu uso a uma só forma. Inicialmente o trabalho possui um manual de marca com peças visuais para diferentes usos, composto por símbolo, logotipo, logo, arte para papel timbrado, modelos de cartazes para divulgação. Portanto, a ideia é ter um manual completo com todos os conceitos de comunicação visual aplicados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica