IGREJOTA - INCRÍVEL GRUPO DE JOGOS DE TABULEIRO
Resumo
Os jogos de tabuleiro estão cada vez mais presentes nas mesas de famílias e amigos por todo mundo. No Brasil, esse mercado tem crescido nos últimos anos e é cada vez mais comum o surgimento de desenvolvedores independentes e pessoas interessadas na área. O programa de extensão, desenvolvido no curso de Sistemas e Mídias Digitais, tem como objetivo estudar as regras e mecânicas de jogos de tabuleiro em diversas aplicações: publicação de artigos, desenvolvimento de novos jogos, consultoria para desenvolvedores, adaptação para pessoas que possuem deficiência visual, etc. Interagindo com o exterior da universidade, cumpre sua função social em eventos que ocorrem por toda Fortaleza, levando conhecimentos acerca do tema para a comunidade. Estudantes da universidade e a comunidade em geral podem conhecer diversos jogos, mesmo os que não conhecem pois os bolsistas estão disponíveis para ensinar. O programa desenvolve também um projeto de acessibilidade, onde o foco é a adaptação de jogos destinada a pessoas com alguma deficiência visual, seja daltonismo, baixa visão ou cegueira. Os protótipos são desenvolvidos pelos bolsistas, desde a arte até o jogo físico. A importância do IGREJOTA se dá ao levar o conhecimento de vários jogos, visando um envolvimento com a universidade e a comunidade digno de um projeto de extensão. Procuramos levar a mensagem de que os jogos de tabuleiro não são apenas uma mera diversão, sendo importantes para o exercício da mente, o raciocínio lógico, a concentração e estimulando a criação de estratégias. Quanto aos bolsistas, percebemos o processo de criação de um jogo de tabuleiro e toda a complexidade envolvida, nos fazendo valorizar até os jogos mais simples. Temos certeza que tudo que vivemos e aprendemos no programa agregou de forma positiva e apresentou um mundo desconhecido, desenvolvendo empatia, mostrando como jogos não digitais podem ser divertidos, inspirando o interesse na área e trazendo uma importante experiência acadêmica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.