IMPACTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL EM PROJETOS SOCIAIS DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA

Autores

  • Sarah Oliveira Lucas
  • Bruno Sales Eufrasio
  • Herbet Hermorgenes Batista dos Santos
  • Alexandre Araujo Bertini

Resumo

O Código de Ética dos Engenheiros Civis, assim como o de Arquitetura e Urbanismo, prescreve uma série de diretrizes e objetivos para o exercício da profissão, dentre os quais se destacam os resultados sociais a serem alcançados, a preservação do desenvolvimento harmônico do ser humano e a harmonização entre interesses sociais e coletivos. Assim, a existência de uma função social das profissões de engenheiro civil e arquiteto é revelada. Nesse sentido, surge uma responsabilidade auxiliadora desses profissionais para com a concretização de direitos sociais, sobretudo à moradia. Desse modo, apresentar-se-á um estudo de caso com ex-estudantes que tiveram vivências em projetos sociais dentro da faculdade, como, por exemplo, no projeto de extensão Escritório de Tecnologia Social (ETecS), visando relatar quais os impactos possíveis desta experiência. Este escritório se destina, em grande parte, a atender a ensejos recorrentes da grande parcela da população, que não possui meios de contratar um profissional de engenharia civil ou de arquitetura, por se tratar de serviços dispendiosos de maneira geral. A ideia subjacente é a de que, para além dos interesses particulares profissionais, existe um interesse público na segurança e regularidade das construções civis. Assim, pessoas que não possuem condições econômicas de arcar com projetos de engenharia ou arquitetura, são beneficiadas com a elaboração de projetos de forma gratuita, atendidos os critérios socioeconômicos e técnicos da supramencionada lei. Visto o exposto, espera-se obter, com este trabalho, provas de que o trabalho social realizado por engenheiros e arquitetos, desde a faculdade até a vida profissional, impacta de maneira positiva a sociedade, gerando segurança, qualidade de vida, entre outros benefícios.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica