IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA IMPULSIONAR A VISIBILIDADE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Autores

  • Antonio Levy Melo Nogueira
  • Daniele Cavalcante Campos Frota
  • Vando Aderson Sacramento Alves
  • Joao Paulo Pordeus Gomes

Resumo

Com seu início em 1995, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (MDCC) da Universidade Federal do Ceará tem como missão a formação de recursos humanos altamente qualificados e o desenvolvimento científico e tecnológico na área. Em 2013, atingiu o conceito 5 em sua avaliação trienal pela CAPES, refletindo o reconhecimento da comunidade científica nacional. Em continuidade à sua missão, o objetivo principal deste trabalho é a elaboração de novas estratégias a fim de propiciar uma maior divulgação das atividades realizadas pelo MDCC. Foram abordadas formas de difusão das redes sociais do programa, bem como a atualização do site oficial, de forma a conferir ao programa uma maior inserção no âmbito social. A fim de divulgar os trabalhos científicos e outros tipos de avisos, foi criado um padrão de design, utilizando o editor gratuito Gimp, em imagens que conteriam as informações necessárias a serem compartilhadas. Com isso, criou-se uma identidade visual. Posteriormente, houve divulgação das fotos de eventos que ocorreram ao longo do ano, como palestras, defesas de dissertações e teses, nas páginas do Facebook e do Instagram. Ademais, foi feita também uma atualização das imagens da infraestrutura (laboratórios e salas de aula). Acerca da página oficial do MDCC, realizou-se uma análise da sua estrutura, levando em conta as atuais necessidades dos usuários. Notaram-se alguns problemas na página, tais como usabilidade, responsividade e informações desatualizadas. Para corrigir esses erros, propôs-se uma nova versão da página oficial, com atualizações do antigo software e tecnologias mais modernas, como o MySQL e um PHP renovado. Com todas essas estratégias em ação, notou-se, através da análise de dados obtidos por meio de ferramentas das redes sociais e da página do programa, que houve um aumento na visibilidade das notícias do MDCC, bem como na interação entre os discentes, os docentes e o público externo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica