IMPORTÂNCIA DE INTERVENÇÕES DO LEPPEF NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS.
Resumo
Durante a formação inicial o profissional estimula suas competências e habilidades para trabalhar na área em que deseja atuar. Por isso, é necessário que o profissional obtenha uma formação mais abrangente, não se limitando a aulas ofertadas em salas convencionais, mas com a participação em atividades distintas que tragam oportunidades e que façam com que o discente amplie o seu olhar sobre a área que estuda. Sabendo disso, o Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas em Educação Física (LEPPEF), que possui o projeto Inter-Ações na Perspectiva do Formar-Ser, promove ações para os alunos do curso de Educação Física da UFC, com o intuito de integrar os alunos e fazer com que eles se reconheçam no curso, obtendo uma formação ampla. As intervenções do LEPPEF no ano de 2019 se desenvolveram através de palestras, oficinas, filmes, documentários e atividades que levaram os alunos para além dos muros da universidade. A metodologia foi longitudinal e configurou-se através de uma análise das vivências enquanto bolsista do laboratório, comparando as experiências da bolsa com o envolvimento como estudante em outras esferas da universidade, com o objetivo de mostrar a relevância das intervenções propostas pelo laboratório na formação inicial da estudante-bolsista. Vale-se destacar a oficina “possibilidades de ensino do Rugby na escola”, pois, após participar da organização e ministração da oficina, a estudante ingressou para o Desporto Universitário de Rugby e teve uma maior interação com os estudantes e outras áreas do curso, o que a fez conhecer outros projetos. Por meio das interações a aluna também entrou para o projeto RONDON como membro do curso de Educação Física e tornou-se gestora administrativa da Associação Atlética Acadêmica D’OURO. Concluímos que o projeto interferiu positivamente na formação inicial da estudante, pois contribuiu com a aquisição de novas habilidades e competências, assim como ampliou o seu olhar sobre o curso, lhe trazendo diversas oportunidades.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.