INFLUÊNCIA DE CONDICIONADORES ORGÂNICO E INORGÂNICO SOBRE A ACIDEZ E DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES EM SOLO ARENOSO

Autores

  • Lucas de Lima Chaves
  • Bianca de Araujo Primo
  • Antonio Yan Viana Lima
  • Maria Eugenia Ortiz Escobar

Resumo

A qualidade do solo é dependente de parâmetros físicos, químicos e biológicos, podendo ser alterados pelo uso de condicionadores orgânicos ou inorgânicos. Estes podem modificar atributos como a acidez do solo, que influenciam diretamente a disponibilidade de nutrientes. Para avaliar a interação entre os condicionadores sobre a acidez, coletou-se amostras de um argissolo e oito tratamentos foram adotados, diferindo-se no teor de argila utilizada como condicionador (10%, 15%, 26% e 31%) e ao acréscimo de composto orgânico (22,5g) em cada tratamento, com esquema fatorial 4X2. Os tratamentos foram acomodados em vasos de 3kg, totalizando 24 vasos, alocados em casa de vegetação do Departamento de Fitotecnia/CCA e mantidos em capacidade de campo, por meio de pesagem, durante 25 dias. Após esse período, foram realizadas coletas de amostras de TFSA, em triplicata, para obtenção do pH, condutividade elétrica (CE), alumínio trocável e acidez potencial. Os resultados foram analisados sob o Teste de Tukey, ao nível de 5% de significância. Observou-se que os tratamentos mais arenosos, com e sem adição de composto, não apresentaram diferenças significativas de pH. Já no tratamento mais argiloso, houve aumento do pH com a adição de composto, fato que também pode ser influenciado pela diminuição da acidez potencial destes tratamentos com composto, considerando que não houve diferenças significativas para os teores de alumínio trocável. A CE não correspondeu aos dados da literatura, que associam maiores teores de argila aos maiores valores de CE. Estes resultados preliminares permitem inferir que a interação entre os condicionadores orgânicos e inorgânicos beneficiou a acidez do solo, porém se mantendo ainda abaixo da faixa considerada ideal para disponibilidade de nutrientes na solução do solo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica