INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UM RELATO DE CASO
Resumo
Introdução: A dificuldade da modulação sensorial têm sido um dos sinais clínicos mais apontados para a deficiência no sistema motor em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Objetivos: Descrever a atuação da fisioterapia em uma criança diagnosticada com TEA Metodologia: Estudo do tipo relato de caso realizado com uma criança diagnosticada com autismo em uma creche no período de setembro a dezembro de 2019. Relato de caso: Criança, sexo masculino, 3 anos e 5 meses de idade com 2 anos e 11 meses, as professoras suspeitaram de alguns comportamentos autísticos, tais como: atraso no desenvolvimento da linguagem, falta de participação nas atividades propostas em sala junto a outras crianças, restrita a alguns espaços e apresentando-se chorosa e esquiva a essas interações. Embora fizesse contato físico por meio de abraços, não fazia contato visual com quem o falava e nem atendia ao chamado de seu nome. Foi realizado avaliação utilizando o Perfil Sensorial II de Dunn, identificando a criança como hipersensível nas áreas visual, auditiva, tátil e oral, principalmente para alimentos pastosos. Na área socioemocional a criança apresentou dificuldade significante de interação com os outros colegas em sala, assim como no aspecto atenção compartilhada. Foram realizadas intervenções psicomotoras e estimulação sensorial uma vez por semana durante 4 meses com ênfase na modulação dos aparelhos sensoriais: tátil, proprioceptivo e vestibular. Após intervenções os resultados demonstraram melhora importante da hipersensibilidade dos aparelhos visual, auditivo e tátil, melhora na interação social. A criança já é capaz de brincar em grupo, porém ainda persiste a hipersensibilidade oral Conclusão: A intervenção psicomotora e sensorial pode melhorar as alterações do processamento sensorial em uma criança com autismo. Faz-se importante a utilização de instrumentos que possam subsidiar o perfil dessas alterações para intervenções seguras e direcionadas à criança com autismo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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