INVESTIGAÇÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Ana Eloise Ferreira Neves
  • Horley Alfredo dos Santos
  • Pedro Cercelino Matos
  • Mara Franklin Bonates

Resumo

No contexto da graduação em Sistemas e Mídias Digitais, o ensino de programação é essencial para a formação do profissional. Aplicada em diversos outros cursos de graduação, a programação para computadores é um desafio para a maioria dos estudantes do 1° semestre, pois os alunos, em sua maioria, não apresentam conhecimento prévio do assunto. Com isso em mente, o projeto busca a elaboração de um jogo que possa ser feito em sala e com auxílio do professor, tornando a aprendizagem de programação mais fácil e proveitosa para os alunos. O jogo busca abstrair as complexidades do ensino de programação, que acabam distanciando o aluno de seu objetivo central, e promover a experiência lúdica que aproxime-o da compreensão lógica exigida. Foram realizadas reuniões com a equipe do IGREJOTA, grupo de estudos dedicados à elaboração e montagem de jogos, que está cadastrado como projeto de extensão da UFC. As reuniões com os membros do IGREJOTA serviram para que o processo de desenvolvimento do jogo proposto neste projeto fosse bem embasado e atrativo para alunos e professores. Foram desenvolvidos rascunhos sobre o modo como o jogo poderia ser aplicado em sala de aula, através da formação de equipes resolvendo problemas propostos pelo professor de forma analógica, pelo uso de fichas que representassem os conceitos abordados no estudo de programação e as organizando em um tabuleiro. Na fase atual, testamos a metodologia do modelo desenvolvido entre os membros da equipe, de forma a coletar dados e constatar erros para em breve realizar testes externos, buscando assim alcançar os objetivos de forma simples e capaz de criar um meio que facilite o aprendizado de programação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica