JOGOS DE TABULEIRO E A MELHORA NA APRENDIZAGEM DA ANATOMIA HUMANA

Autores

  • David Diogenes Lopes
  • Noa Dutra Melo Rocha
  • Gilberto Santos Cerqueira
  • Domingos Antonio Clemente Maria Silvio Morano

Resumo

No ensino superior, os conteúdos na maioria das vezes são abordados de forma tradicional e que utilizam pouco as metodologias ativas. Normalmente os professores ministram suas aulas como autores centrais, utilizando na educação bancária freyriana como método único. Esse tipo de abordagem tende a distanciar tanto o professor dos conhecimentos prévios dos alunos, como os alunos de uma aprendizagem conjunta. Os Jogo de tabuleiro, de acordo com a pesquisa, demostraram ser uma excelente estratégia para facilitar a aprendizagem de anatomia. Assim, o objetivo desse trabalho foi relatar a experiência da utilização dos jogos de tabuleiro no ensino e aprendizado de anatomia. Desse modo, foram realizados jogos de tabuleiro com auxilio de cartas nas turmas de farmácia e biologia. Antes da realização dos jogos foi realizado um pré-teste e após a aplicação do jogo foi efetuado um pós-teste. Foi utilizado o teste de Mann Whitney para análise dos dados.Observou-se que não há diferença estatística significativa entre as idades entre homens e mulheres que participaram do jogo de maneira adequada. Os jogos serviram como uma forma de fixação de conteúdos em decorrência da satisfação e troca de conhecimento.Houve uma diferença estatisticamente significativa entre aprendizagem do jogos de tabuleiro quando comparado com ensino tradicional P<0,05. No entanto, a maior dificuldade na execução dos jogos foi o curto período de tempo. Constatou-se que os jogos de tabuleiro são uma importante ferramenta de ensino, promovendo uma maior interação entre os estudantes e promovendo ludicidade na aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica