JOGOS DE TABULEIRO E A MELHORA NA APRENDIZAGEM DA ANATOMIA HUMANA
Resumo
No ensino superior, os conteúdos na maioria das vezes são abordados de forma tradicional e que utilizam pouco as metodologias ativas. Normalmente os professores ministram suas aulas como autores centrais, utilizando na educação bancária freyriana como método único. Esse tipo de abordagem tende a distanciar tanto o professor dos conhecimentos prévios dos alunos, como os alunos de uma aprendizagem conjunta. Os Jogo de tabuleiro, de acordo com a pesquisa, demostraram ser uma excelente estratégia para facilitar a aprendizagem de anatomia. Assim, o objetivo desse trabalho foi relatar a experiência da utilização dos jogos de tabuleiro no ensino e aprendizado de anatomia. Desse modo, foram realizados jogos de tabuleiro com auxilio de cartas nas turmas de farmácia e biologia. Antes da realização dos jogos foi realizado um pré-teste e após a aplicação do jogo foi efetuado um pós-teste. Foi utilizado o teste de Mann Whitney para análise dos dados.Observou-se que não há diferença estatística significativa entre as idades entre homens e mulheres que participaram do jogo de maneira adequada. Os jogos serviram como uma forma de fixação de conteúdos em decorrência da satisfação e troca de conhecimento.Houve uma diferença estatisticamente significativa entre aprendizagem do jogos de tabuleiro quando comparado com ensino tradicional P<0,05. No entanto, a maior dificuldade na execução dos jogos foi o curto período de tempo. Constatou-se que os jogos de tabuleiro são uma importante ferramenta de ensino, promovendo uma maior interação entre os estudantes e promovendo ludicidade na aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.