JUVENTUDE, POLÍTICA E RELIGIÃO: A EXPERIÊNCIA DE JOVENS EM DUAS COMUNIDADES DE FORTALEZA

Autores

  • Athirson Ferreira do Nascimento
  • Layessa Edwiges Vieira Ferreira
  • Camila Maria de Jesus Oliveira
  • Ronaldo de Sousa Almeida

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar de que maneira as percepções religiosas influenciam e interferem na prática política dos jovens. A pesquisa, realizada nos bairros São Cristóvão e Santa Filomena localizados no Grande Jangurussu, periferia de Fortaleza, de caráter qualitativo, realizou-se por meio de entrevistas, oficinas, conversas informais e mediante a análise de fragmentos da história de vida dos jovens participantes da ONG Convida (Projeto Meninos de Deus), frequentadores do CUCA, além de professores, gestores e estudantes da escola municipal localizada no bairro Santa Filomena. Como fundamentação teórica, os seguintes autores foram selecionados: Dayrell (2007) acerca do conceito de juventudes; Arendt (2008) e Freire (1998, 1993) sobre a perspectiva da política; e Mayorga, Castro & Prado (2012) no que concerne as juventudes e o pensamento religioso na experiência política. Os resultados indicam que há forte influência das religiões, especialmente de matriz cristã (espíritas, católicas, pentecostais e neopentecostais), que agrupam em diferentes templos muitos jovens em encontros planejados e projetos sociais que utilizam metodologias dessas vertentes. É possível perceber, ainda, na região, que a precariedade de políticas sociais, a negligência do poder público e a falta de perspectiva de melhoria de vida, induzem os sujeitos à busca nas religiões de uma rede de apoio como soluções imediatas às dificuldades do cotidiano. Concluímos que a perspectiva de política muda conforme o local em que os jovens estão inseridos, existindo variação entre noções de políticas institucionais e outras formas de manifestação e expressão cultural, como a arte, a música e demais iniciativas de caráter cultural e até mesmo terapêutico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica