LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Laylson Teixeira Siebra
  • Brunno Raphael Nogueira Leite
  • Clemilson Costa dos Santos

Resumo

Localizado no bloco didático da UFC Virtual, o Laboratório de Computação Física (LCF) atua oferecendo suporte às disciplinas presentes na grade curricular do curso de Sistemas e Mídias Digitais, tais como: Computação Física, Instalações Multimídias, Laboratório de Criatividade, Design de Som, Programação I e II, Sistemas Distribuídos, Computação Móvel e Matemática Aplicada à Multimídia. O propósito do laboratório consiste em oferecer a assistência, o espaço e os equipamentos necessários ao desenvolvimento de aulas, atividades, oficinas, projetos de pesquisa e extensão, além da produção de conteúdo midiático. Ademais, o LCF possui o objetivo de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, a criatividade, a interdisciplinaridade e o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes. Para isso, o laboratório tem como metodologia o movimento Maker, que é proveniente da cultura Faça-Você-Mesmo, no qual consiste na ideia de que qualquer pessoa é capaz de modificar, consertar, fabricar e construir os mais diferentes tipos de objetos e projetos, tomando como fonte de orientação os materiais encontrados nas comunidades virtuais. Tomando como base esse movimento, é realizado no laboratório oficinas de programação em C/C++, microcontroladores e introdução à Arduino. O laboratório também é disponibilizado para a comunidade acadêmica a fim de contribuir com o desenvolvimento de projetos e para a formação de profissionais capazes de desenvolver trabalhos que envolvam diferentes áreas do conhecimento. O projeto de iniciação acadêmica contribuiu para a formação e difusão de conhecimentos tanto no ambiente acadêmico como para todos aqueles que participam das atividades do LCF e utilizam seus equipamentos e ferramentas. Por fim, fica-se evidente que o projeto aqui resumido foi bastante relevante para dar assistência, repassar conhecimentos e contribuir na formação dos alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica