LUDICIDADE COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA E DE APRENDIZAGEM EM ADOLESCENTES

Autores

  • Mara Thays Aguiar Carneiro
  • Joyce Ellen da Silva Pinheiro
  • Jorge Luís Maia Morais
  • Francisca Lívia Jucá Sales
  • Ana Paula Soares Gondim

Resumo

O lúdico é sabidamente uma ferramenta efetiva no processo de aprendizagem envolvendo adolescentes, visto que promove envolvimento com a atividade e colabora com a participação ativa dos indivíduos na construção do saber. Esse estudo visa descrever a prática lúdica e sua contribuição no grupo terapêutico em questão. O relato de experiência parte da descrição de uma graduanda de farmácia que atuou como facilitadora na aplicação do recurso lúdico Kit GAM em um grupo terapêutico de adolescentes. A prática foi desenvolvida ao longo de nove encontros no CAPSi da Regional 3 de Fortaleza. Os encontros contaram com a participação de uma psicóloga e um graduando em psicologia, além da acadêmica de farmácia e dez adolescentes ao total. O público compunha-se de jovens do sexo masculino na faixa etária entre 15 e 17 anos com perfil de auto-mutilação e tentativa de suicídio. Durante os encontros o recurso lúdico utilizado promoveu o debate sobre temas relacionados a autoconhecimento, rede de apoio, farmacoterapia e direitos e deveres dos usuários de serviços de saúde a partir de jogos de cartas em que os participantes eram convidados a ler perguntas ou sentenças e sugerir respostas a estas de acordo com seus conhecimentos prévios e obtidos durante o jogo. Percebeu-se, no decorrer dos encontros, a assimilação dos participantes aos termos e conceitos propostos pelas cartas, bem como o interesse na participação e continuidade da atividade. Observou-se no geral um bom engajamento na atividade proposta, o que promoveu ganhos tanto no aprendizado em relação aos temas abordados, quanto na adesão ao grupo e na interação entre os participantes, o que acarreta em benefícios terapêuticos aos adolescentes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica