MANUTENÇÃO DO LABOCART ENSINO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS DA SEÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS DA REVISTA MERCATOR

Autores

  • Gislany Queiroz Sales
  • Sarah Leandro Marques
  • John David de Matos Sousa
  • Carlos Henrique Sopchaki

Resumo

Este projeto consiste na participação dos bolsistas em diversas atividades alocadas dentro do departamento de Geografia. No Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (LABOCART) os bolsistas participaram no processo de coleta e processamento de dados associados ao projeto Nexus CNPq Caatinga, o baseia-se no atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A partir de metodologias participativas com a população do município de Forquilha, objetivou-se avaliar a qualidade de segurança energética, alimentícia e hídrica do local para o uso do próprio laboratório, esses dados foram levantados a partir da coleta e transcrição de áudios em textos para a construção de um quadro contendo a análise da população sobre a segurança energética, hídrica e alimentícia do município e as justificativas das fortalezas, fraquezas e oportunidades que as respectivas seguranças trazem para os moradores a partir do ponto de vista dos mesmos. Por meio deste quadro pretende-se intervir com a construção de equipamentos de fácil acesso para a geração de energia, filtragem de água e manutenção de hortas comunitárias. Foram também realizadas atividades de apoio administrativo junto a coordenação e secretaria do curso, auxiliando nas demandas apresentadas. No Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental as atividades desenvolvidas consistiram no levantamento dos livros e das bibliografias trabalhadas no laboratório, catalogando e elaborando uma planilha composta por esses dados para que possam integrar o acervo da biblioteca a fim de democratizar o acesso dos membros do laboratório, de toda a comunidade acadêmica, assim como uma forma de retorno ao departamento de Geografia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica