MAPEAMENTO DE CASOS DE HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Beatriz Morais Rocha
  • Milena Bezerra Gomes
  • Ana Laryssa Costa Chaves
  • Paula Sacha Frota Nogueira

Resumo

Introdução: Tuberculose e hanseníase são doenças infectocontagiosas, que mesmo após grandes evoluções em seus tratamentos, apresentam elevada prevalência no Ceará. Nesse âmibito, a Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes (LADES), ação de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), exerce junto à comunidade, atividades de ensino, extensão e pesquisa. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmica de odontologia na atividade de mapeamento de casos de hanseníase no município de Fortaleza-CE. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por aluna de graduação do curso de odontologia, durante as atividades do Projeto de Quimioprofilaxia Pós Exposição (PEP++), pesquisa multicêntrica internacional realizada no Brasil, Índia e Indonésia financiada pela Netherlands Hanseniasis Relief – Brasil (NHR Brasil) e executada pela Universidade Federal do Ceará, ocorrida no período de setembro de 2019 a novembro de 2019 no município de Fortaleza-CE. A pesquisa tem como um de seus objetivos mapear os casos de hanseníase notificados no SINAN no período de 2014 a 2018. Para realizar o mapeamento, a equipe conta com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na confirmação dos endereços. Posteriormente, os ACS identificam as casas no Software MapGIS. Resultados: Durante as atividades, evidenciou-se a importância da promoção do ensino sobre a hanseníase na desconstrução do estigma, principalmente na abordagem da comunidade. No mapeamento, foi possível perceber na forma na qual a hanseníase afeta não apenas a saúde física, mas também o status social do paciente e toda a comunidade na qual ele está inserido. Conclusão: Com base no que foi apresentado, pode-se evidenciar a importância da educação em saúde no combate à hanseníase e ao estigma social atrelado a ela.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica