MAPEAMENTO, ANÁLISE E MELHORIA DOS PROCESSOS DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PREX UFC)

Autores

  • Francisco Gabriel Sousa Costa
  • Lara Maria de Sousa Lima
  • Daniel Bruno Juvenal da Silva
  • Abraao Freires Saraiva Junior

Resumo

RESUMO O Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica visa proporcionar aos estudantes de Cursos de Graduação Presenciais da Universidade Federal do Ceará (UFC) uma experiência inicial do estudante-bolsista na vida acadêmica e profissional independentemente de qual curso esteja matriculado. Neste contexto, o objetivo do corrente trabalho é apresentar e discutir a participação de bolsistas de iniciação acadêmica no projeto de mapeamento, análise e melhoria dos processos da Pró-reitoria de Extensão (PREX UFC). O projeto teve como foco a busca por otimizar os processos internos com base na proposição de melhorias pelos bolsistas em parceria com os colaboradores da PREX. Metodologicamente, os bolsistas participam inicialmente de uma reunião de boas-vindas para terem uma visão geral de como as atividades são realizadas na PREX. Em seguida, os bolsistas entrantes são capacitados pelo professor orientador e por bolsistas veteranos para obterem conhecimentos sobre as práticas e as ferramentas que auxiliam a gestão otimizada dos processos, tais como Trello, Adobe Illustrator, BPMN 2.0 e Bizagi Modeler. Como principais resultados, têm se revisão do manual interno de atividades da PREX de modo a deixar os processos cada vez mais objetivo e claro para os gestores, os colaboradores internos e os clientes externos (estudantes e servidores extensionistas). Ainda, foi realizada a digitalização dos documentos das ações de extensão para facilitar a emissão de declarações dos extensionistas e foi criado um guia de curricularização das ações de extensão para a UFC. Finalmente, pôde-se concluir que as atividades desenvolvidas tiveram grande importância para a melhoria contínua do ambiente organizacional da PREX, podendo servir de exemplo para outras unidades administrativa da UFC, e para o crescimento profissional dos bolsistas participantes do projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica