NORMAS DE BIOSSEGURANCA APLICADAS À MODERNIZAÇÃO DO LABCITO

Autores

  • Brenda Sousa de Melo
  • Juliana Azevedo da Silva
  • Antonia Beatriz Alves Ferreira
  • Rafael Guimaraes Gomes Silva
  • Itayguara Ribeiro da Costa

Resumo

O Laboratório de Citotaxonomia e Evolução de Plantas (LabCito) do Departamento de Biologia da UFC passa por processos de adequação, visando a otimização e funcionalidade do laboratórios seguindo os critérios de biossegurança. O bom funcionamento do laboratório permite que os alunos construam seu aprendizado e desenvolvam suas habilidades laboratoriais. O planejamento e organização dos seus produtos químicos de forma adequada e o manejo desses reagentes é essencial, pois reduz os riscos de acidentes, danos materiais e ambientais em suas rotinas diárias, tais como análises cromossômicas e macromoleculares, além da germinação de semente e organização do acervo de amostras coletadas como material-testemunho e que comporão um futuro Banco de amostras armazenadas em sílica. Sendo assim, as atividades executadas visaram tornar o laboratório mais otimizado quanto à disposição e organização dos seus reagentes e equipamentos, tornando mais eficaz o trabalho de seus usuários, além de garantir o manuseio correto e a segurança do manuseador, do ambiente e do próprio material. Os recursos utilizados para essa análise partiram a priori da elaboração e etiquetação padronizada nos armários, para melhor localização dos reagentes; fichas técnicas contendo as informações desses produtos químicos. Todos os reagentes foram catalogados em planilha Excel com anotações dos diferentes grupos funcionais, substâncias, fórmulas, marcas, quantidade, volume e validade para possível controle, descarte e organização. Com os dados obtidos tornou-se possível fazer a contagem dos reagentes e analisar suas características, tornando viável fazer o controle de qualidade, podendo, por exemplo, reduzir as taxas de desperdício e permitir a manutenção em estoque. Dessa maneira, a medida em que se avança a articulação das práticas de segurança, com uma melhor conscientização e conhecimento do manejo dos reagentes no ambiente didático, será notória a melhor organização do laboratório.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica