NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA EM PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS – NUEPPE

Autores

  • Isaac Ricarte de Oliveira Lima
  • 06428581361 - Helio Luiz Alves Pinheiro
  • Raimundo Nonato Moura Furtado

Resumo

O projeto NUEPPE proporciona um espaço em que o estudante possa conhecer o universo do Português como Língua Estrangeira (PLE), integrando as áreas de ensino, de pesquisa e de extensão. Ele foi desenvolvido pela Casa de Cultura Portuguesa (CCP) com os objetivos de expandir um espaço já existente em que o PLE é pesquisado e lecionado, de gerar novos interessados na área e de capacitar estudantes através da participação real nas ações. Para desenvolver as três áreas, o projeto contou com uma metodologia que integra quatro momentos. Na ocasião inicial, foram realizadas a formação e a discussão teórica de textos que envolvem o estudo do PLE (momento da pesquisa). No segundo ciclo, os bolsistas assistiam aulas e faziam anotações quanto aos métodos de ensino utilizados, comparando a teoria estudada com a prática. Na terceira instância, após o estudo do segundo ciclo, os alunos ministraram as aulas, exercendo por si a docência, sendo guiados pelo coordenador quanto à realização das atividades (ciclo do ensino). Finalmente, houve um quarto período em que se realizaram eventos com a participação dos bolsistas e da comunidade, como aulas de campo e palestras (período de extensão). As quatro metodologias citadas foram utilizadas simultaneamente (à exceção da segunda e da terceira, que foram seguidas) e divididas entre a carga horária da bolsa para uma melhor eficácia. Quanto aos resultados, percebeu-se, a partir da comparação entre as atividades que eram desenvolvidas antes e das que passaram a ser feitas, que o projeto cumpriu seu objetivo inicial de consolidar um espaço voltado para o PLE na UFC e que também agregou mais interessados na área à CCP, como se observou pela participação da comunidade nos momentos promovidos pelo órgão. Conclui-se, portanto, que o projeto apresentou alto grau de relevância para a comunidade enquanto foi desenvolvido e que a metodologia utilizada foi importante para isso, devendo ser reproduzida.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica