O COTIDIANO DA BRINQUEDOTECADA FACED/UFC

Autores

  • Rafaelly da Costa Lucio
  • Ana Caroline Albuquerque Galvão Cpf:069754233-50
  • Ítalo Gomes Silveira Cpf: 082366843-69
  • Cristina Facanha Soares

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de relatar as reflexões e observações do cotidiano da Brinquedoteca da FACED/UFC realizadas pelos bolsistas/brinquedistas no cotidiano da brinquedoteca. A Brinquedoteca da FACED/UFC foi inaugurada em maio de 2015, desde então, proporciona à comunidade um espaço lúdico onde são recebidas crianças acompanhadas de seus responsáveis, escolas e instituição de acolhimento, alunos da FACED, demais cursos e outras instituições. Todos são recebidos por alunos bolsista e/ou voluntários que se revezam durante toda a semana para garantir o funcionamento nos três turnos. Os bolsistas recepcionam as crianças e os visitantes, que observam desde a chegada das crianças, como elas brincam, as suas conversas no momento da brincadeira, entre outros. Todos os aspectos observados são registrados em um livro de registro, com o objetivo aprimorar e ampliar o nosso olhar para a criança no momento em que brinca. O equipamento dispõe de diversos brinquedos, fantasias e jogos, fantoches, etc., sendo um ambiente acolhedor e estimulante para brincar. A brinquedoteca tem como eixo estruturante a ideia do brincar livre, embasada nos teóricos Emmi Pikler, Piaget, Vigotsky, entendendo o brincar não apenas como um passatempo, mas um suporte para o desenvolvimento da criança nos aspectos emocional, intelectual, social. A brinquedoteca também oferece a comunidade, três eventos durante o ano, o Dia Mundial do Brincar (maio), Férias na Brinquedoteca (julho) e o Brincar para crescer (outubro). A cada edição é registrado um aumento significativo de participantes. No evento de maio de 2019, foi registrado 310 participantes entre adultos e crianças. Podemos concluir que a brinquedoteca funciona como um laboratório para formação dos estudantes do curso de Pedagogia, possibilitando uma relação dos conteúdos estudados com a prática, possibilitando um contado com criança num ambiente preparado para exercer o seu brincar livre.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica