O DESIGN COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE NA PERCEPÇÃO MUSICAL

Autores

  • Igor Gomes Ferreira
  • Roberto Cesar Cavalcante Vieira

Resumo

Com a atual presença de equipamentos e técnicas oriundos dos avanços tecnológicos, a superação dos desafios referentes à inclusão de pessoas com deficiência vem acontecendo a partir do uso de métodos que utilizam recursos computacionais. Especificamente na área da deficiência auditiva, uma das alternativas no auxílio da percepção do som é a representação do estímulo sonoro por meio de estímulos visuais. A partir disso, nesse projeto, o design computacional é utilizado como ferramenta nessa transformação de estímulos sensoriais. Os algoritmos responsáveis pelo processamento do som captado pelo microfone do computador são feitos utilizando a linguagem de programação processing. O processamento consiste na utilização de características das ondas sonoras, como por exemplo a amplitude e a frequência, e transformação dessas características em aspectos visuais como matiz, saturação, animação ou até mesmo surgimento de novas imagens. O atributo de adequação, típico de projetos que têm como base algoritmos computacionais, permite a utilização desse recurso de design computacional em espetáculos de música ao vivo, afinal, com o sistema previamente programado, é possível receber tipos variados de estímulos sonoros mantendo o nível de interação das imagens. Com isso, o design computacional se torna ferramenta no processo de acessibilidade, promovendo uma relação entre pessoas com deficiência auditiva e a música. Para experiências futuras, pretende-se combinar a utilização de estímulos visuais com estímulos táteis, como a vibração, tornando mais abrangente a experiência de percepção do som por outros estímulos sensoriais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica