O DESIGN DE PERSONAGENS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PRECE
Resumo
O presente estudo relata a experiência desenvolvida como bolsista do Programa de Iniciação Acadêmica (BIA), enfatizando o projeto Aperfeiçoamento do Sistema de Informação e Comunicação das Ações Pedagógicas do PRECE, vivenciada pela autora, sendo aluna do curso de graduação de Design da Universidade Federal do Ceará. A problemática abordada no relato constitui-se no re-design dos personagens e das histórias em quadrinho já existentes no Projeto Comunicação do Prece, a fito de que os conteúdos estudados na academia pudessem transcender para a prática, além de apresentar as histórias de maneira lúdica na forma de ilustrações e pela presença de uma linguagem coloquial. Trata-se de um estudo qualitativo com pesquisa de referências, leituras bibliográficas e fontes teóricas para embasamento, a exemplo de Beat Schneider (2010), que estuda o Design no contexto social, cultural e econômico e Raquel Nicolau (2013) que analisa os conceitos de Design e suas áreas específicas, apresentando a reflexão sobre o papel do Design na sociedade. Os resultados dessa experiência têm como conteúdo a construção de sete personagens, cada um a representar um projeto do Prece que individualmente possuem uma página de histórias em quadrinhos. Ao longo desse processo de construção foram utilizadas inúmeras técnicas para a elaboração do trabalho como: esboço dos personagens, cores complementares, desenho digital etc., sendo estes elementos de programação visual estudados no curso. Ademais, ressalta-se a importância da BIA no meio acadêmico como Programa que faz acontecer o vínculo do discente de qualquer curso de graduação com o meio profissional, tendo em vista que o Programa objetiva incluir os alunos em atividades que contribuam para sua formação acadêmica, profissional e pessoal.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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